quinta-feira, 4 de julho de 2013

UROLITÍASE OU CÁLCULO URINÁRIO EM COELHOS



O alto teor de cálcio, normal na urina do coelho, bem como a grande quantidade de cristais, predispõe esta espécie á urolitíase. A etiologia não está bem determinada, mas a causa parece ser mais metábólica que infecciosa. Em geral, os coelhos que apresentam urolitíases ou hipercalciúria são obesos, sedentários, alimentados á vontade com ração, e frequentemente com história prévia de terem recebido suplementos vitamínicos e minerais. O uso abusivo de dieta seca muito rica em cálcio, o baixo consumo de água e inflamação crônica das vias urinárias são as causas mais incriminadas na ocorrência da doença.
SINTOMAS:
Os cálculos são, em sua maioria, vesicais, embora possam ser constatados em todo o trato urinário. A urolitíase se manifesta por polaquiúria, disúria e até mesmo anúria. O períneo quase sempre apresenta sujidades por urina. A hematúria, em geral presente, pode ser diferenciada de uma pigmentação por porfirinas procedendo-se á sedimentação urinária. Quando há dor, o coelho fica prostrado, inapetente, com o dorso arqueado e pode apresentar dilatação abdominal. Nos casos de obstrução uretral, pode-se palpar a esfera vesical.
DIAGNÓSTICO:
A radiografia é o exame de escolha e permite, de modo geral, visualizar os cálculos vesicais. Pode ser difícil distinguir entre cálculo renal, mineralização renal e nefrocalcinose.
TRATAMENTO:
O tratamento de urolitíase é cirúrgico.
PROFILAXIA:
Para evitar recidiva, pode-se favorecer a diurese fornecendo ao animal menos quantidade de ração, dando-se preferência aos alimentos menos secos, como verduras frescas. É necessário também limitar o consumo de alfafa (rica em cálcio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário